Índice
Índice
1
Biografia
2
Bibliografia
3
Importância na ciência
4
Importância na religião
5
Importância na politica
6
Importância nas ciências naturais e poesia
7
Época literária
8
Resumo da obra
9
Resumo das cartas
10
Resumo da carta 24 de dezembro
11
Apreciação da obra
12
1

Biografia
Goethe, com nome de Johann Wolfgang von Goethe, nasceu em Frankfurt em 28 de agosto de 1749 e veio a óbito em 1842. Este foi um escritor alemão, filosofo e cientista. Fez parte do Classicismo de Weimar junto com Schiler, foi nesta época o apogeu literário na Alemanha. Uma das suas obras mais famosas é o poema trágico "Fausto".
Goethe era filho de um juiz descendendo assim de uma família rica e culta alemã. Este escritor nasceu no meio de livros, pois seu pai tinha uma biblioteca que possuía mais de dois mil livros. Por vir de uma familia rica, ele teve a oportunidade de ser educado por tutores, tendo aulas de inglês, francês, italiana, grego e latim, também estudou ciências, religião e musica.
Com 16 anos devido aos desejos do seu pai, Goethe entrou no curso de Direito na universidade de Leipzig, foi aqui que ele escreveu os seus primeiros poemas. Porém o jovem não se interessou muito pela sua vida académica. Mais tarde, em 1772 apaixona-se por Charlotte Buff, noiva de um amigo intimo, o que gerou um conflito que o abateu bastante.
Em 1786 viajou para a Itália, onde ficou por dois anos. Sendo atraído por monumentos da antiguidade greco-romana e influenciado pela cultura italiana, interessou-se também pela recuperação da harmonia clássica.
Em 1808, Goethe publicou a primeira parte do poema dramático Fausto no qual trabalhava desde a juventude.
Repleta de razão e emoção, consciência e natureza, o poema é uma das obras-primas da literatura universal.
Goethe dedicou o resto de sua vida à segunda parte de Fausto, em que aborda ideias modernas de trabalho e liberdade. A obra foi concluída em 1830, porém só foi publicada após sua morte.
2

Bibliografia
Entre elas:
- Die Laune des Verliebten;
- Clavigo;
- Prometeu;
- A paixão do Jovem Werther;
- Torquato Tasso:
- O rei dos elfos;
- Hermann e Dorotéia;
- O aprendiz de feiticeiro;
- Os anos de Aprendizado de Wilhelm Meister;
- Fausto;
- As Afinidades Eletivas;
- Teoria das cores;
- Viagem à Itália;
- Fausto II
3

Importância na ciência
4

Importância na religião
Religião
Nessa época, lendo Spinoza, Goethe converteu-se ao credo panteísta e tornou-se adorador da natureza como divindade. Começa seus estudos de Ciências Naturais e em 1784 descobre o "intermaxilar", um osso do corpo humano desconhecido pelos anatomistas.
5

Importância na politica
6

Importância nas ciências naturais e poesia
7

Época literária
O Classicismo de Weimar
Em 1794, Goethe retornou para Weimar quando encontrou-se com Schiller dando início a uma grande amizade, da qual nasceria o "Classicismo de Weimar".
A influência de Schiller foi decisiva para que Goethe partilhasse a ideia segundo a qual a obra de arte não deve apenas retratar a beleza do mundo e a interioridade do autor, mas também oferecer ao homem um modelo de vida.
Em 1805 escreve, em prosa clássica Winchelmann e seu século, uma espécie de manifesto do Classicismo.
Romantismo
Com a morte prematura de Schiller, em 1805, Goethe aproxima-se da nascente Escola Romântica que dividia o interesse pelas emoções que regem a vida e a natureza.
No entanto, Goethe não estava de acordo com a tendência cristã e Medieval do romantismo em detrimento ao Classicismo pagão. Com a obra As Afinidades Eletivas (1809), profunda análise psicológica de um adultério, antecipa uma visão realista das paixões humanas.
8

Resumo da obra
9

Resumo das cartas
10

Resumo da carta 24 de dezembro
11
Apreciação critica
12