Índice
Índice
1
PIL
2
Biografia de Miguel de Cervantes
3
Bibliografia de Miguel de Cervantes
4
Resumo de "Dom Quixote de la Mancha"
5
Apreciação da obra
6
Planejamento da apresentação
7
Link da apresentação
8
Apreciação da apresentação
9
1
PIL
Neste primeiro semestre, eu como aluna da disciplina de clássicos, tive de escolher um livro para ler e apresentar á turma, e outro para ler e colocar o resumo no Portefólio.
Para apresentar á turma, depois de muito pensar e de o professor da disciplina nos apresentar várias escolhas, eu decidi ler Dom Quixote de La mancha de Miguel de Cervantes. Eu decidi ler este livro pois pelo que pesquisei é uma obra atemporal, e penso que o facto de eu já conhecer a história também me influenciou na minha escolha.
2

Biografia de Miguel de Cervantes
Miguel de Cervantes nasceu a 29 de setembro de 1547 em Alcalá de Henares, filho de um cirurgião e com seis irmãos, este acabou por vir a óbito a 1616 ( um ano depois de ter publicado a segunda parte de Dom Quixote).
Este foi um escritor, dramaturgo e poeta espanhol, que teve como sua obra prima da literatura universal, Dom Quixote, com isso foi considerado o primata do realismo na Espanha.
O escritor estudou na sua terra natal, em Valladolid e Madri. E em 1563, a família foi morar em Sevilha, onde estudou gramática e latim, com padres jesuítas, nessa época, conheceu também o teatro de Lope de la Rueda, onde recebeu grande influência.
Em 1569, alistou-se no exército, indo no ano seguinte para a Itália como soldado( participou da vitória de Lepanto contra os turcos).
Em 1575 regressa a Espanha, porém o seu navio foi atacado por piratas mouros, e ele acabou por ser levado para Argel e lá foi feito escravo.
Em 1580 é salvo por sua família. Durantes os anos seguintes Cervantes participou de várias batalhas que o levaram a conhecer Portugal.
Em 1584, Miguel de Cervates estava de volta à Espanha, em Madri, conseguiu um cargo público e com isso começou a escrever e publicar sua novela "La Galatea" (1585).
É nesta época que estabelece contato com literatos da época, Luís de Gôngora e Lope de Veja. Escreve os poemas dramáticos "Los Tratos de Argel" e "La Mumancia".
Miguel de Cervantes casa-se com Catalina de Palácios Salazar, e é encarregado, pelo rei, como comissário de víveres destinados às armadas e frotas da Índia, indo morar em Sevilha.
Mais tarde, é nomeado coletor de impostos devidos à Coroa dos reinos de Granada, o que o obriga a viajar seguidamente para Andaluzia e La Mancha.
Por causa dos atrasos na prestação de contas com a Coroa é preso três vezes. Contam os historiadores que a primeira parte do livro "Dom Quixote" foi escrito enquanto estava preso em Argamasilla del Alba, entre 1601 e 1603.
.
3

Bibliografia de Miguel de Cervantes
Novelas:
- Dom Quixote de La Mancha(1605);
- Novelas Exemplares(1613);
- A Força do Sangue(1613);
- O Amante Liberal(1613);
Poesia e Teatro:
- La Galanteia (1585);
- Los Tratos de Argel (1585);
- La Mumancia (1585);
- Oito Comédias e oito Entremezes(1615).
4

Resumo de "Dom Quixote de la Mancha"
1ª parte
Dom quixote era um fidalgo da baixa nobreza, que vivia numa vila. Este era um homem que não só apreciava, como vivia pela literatura, principalmente se fosse sobre cavalaria.
Então ele decide que quer se tornar um cavaleiro andante, mas para isso ele precisava de ter um amor, de ter alguém a quem dedicar os deus feitos, então cria Dulcineia de Toloso, uma suposta senhora de uma beleza nunca vista.
Depois de achas a sua donzela, ele acha armadura e as suas armas, pega no seu cavalo e poem-se à estrada,
Depois de ser "coroado" cavaleiro, ele volta a casa para buscar dinheiro, e é aqui que convida Sancho Pança para o acompanhar, este vai pois espera uma recompensa.
A sobrinha preocupada com a saúde do tia, pede ajuda ao padre, o mesmo queima todos os seus livros, porém Dom Quixote, pensa que é obra do feiticeiro Frestão (seu inimigo).
Saindo á descoberta, e em busca de vingança, Dom Quixote comporta-se como se estivesse em um romance de cavalaria, confundindo muitas vezes a realidade e a ficção ( como por exemplo confunde moinhos com um grande exército de monstros).
Em um das suas aventuras, dom quixote acaba por ser espancado por homens que tentou salvar, triste e magoado, escreve uma carta há sua amada, e manda Sancho lha entregar.
Sancho é parado pelo padre e pelo barbeiro e é obrigado a falar sobre o paradeiro do fidalgo, posto isto encontraram Dom Quixote e levaram-no para casa.
2ª parte
Depois de não se aguentar muito tempo em casa, Dom Quixote volta à estrada, e depara-se com um grupo de atores ambulantes, porém pensou estar na presença de monstro e tenta combate-los, quando estavam no meio da luta é interrompido por outro cavaleiro, o Cavaleiro dos Espelhos, que disse que a sua amada era a mais bela de todas, e se alguém não concordasse, seria desafiado a um duelo, para o provar.
Disposto a honrar a beleza de Dulcineia, Dom Quixote desafia o outro cavaleiro e acaba por ganhar.*
Depois desta vitória, o fidalgo e o seu fiel escudeiro, põem-se à estrada, e encontram um Duque e uma Duquesa, que dizem conhecer o cavaleiro andante pois andava um livro a circular com os seus feitos, por isso convidaram a dupla de amigos para sua casa ( com a finalidade de se rirem das loucuras do cavaleiro andante):
Para prestigiarem Sancho pela sua lealdade, deram-lhe o cargo de governador do povoado, porém nem tudo saiu como esperavam, exausto e já doente o pobre escudeiro desiste do seu cargo passado uma semana.
Novamente reunidos, Sancho e o seu amo, partem a caminho de Barcelona. É aqui que aparece o Cavaleiro da Lua Branca*, e este também afirma que a sua amada, é a mais bela, e mais uma vez Dom Quixote com o objetivo de defender Dulcineia duela-se com o novo cavaleiro, com a promessa de quem perdesse, deveria deixar a cavalaria e voltar para cas.
Para espanto de Dom Quixote, o Cavaleiro da Lua Branca era muito forte, então o protagonista acaba por perder e tem de regressar a casa.
O facto de ter perdido a luta, Dom Quixote, ficar deprimido o que o leva ao leito da morte, e é aqui que o fidalgo recupera a consciência e pede perdão à sua sobrinha e a Sancho Pança ( que fica a seu lado até ao ultimo suspiro)
5
Apreciação critica da obra
6
Planeamento da apresentação
Pequena introdução:
- Apresentação do livro, e do autor;
- Biografia do autor;
- Bibliografia;
- História sobre o nascimento do livro.
Desenvolvimento:
- Apresentação de algumas personagens;
- Apresentação de algumas aventuras;
- Resumo do livro;
- Leitura de um excerto;
- Apreciação crítica.
7
Apreciação da apresentação
9