Índice

Índice

1

Biografia 

2

Bibliografia 

3

Época literária 

4

Apreciação crítica do filme 

5

Resumo da obra  

6

Livros de Próspero 

7

Apreciação do livro 

8


1


Biografia 

 William Shakespeare nasceu no dia 23 de abril 1564 na cidade de Stratford-upon-Avon na Inglaterra e veio a óbito no ano de 1616, este foi um poeta e dramaturgo inglês. Filho de um comerciante de lã e chegou a tesoureiro da sua cidade natal. William foi o autor de várias tragédias famosas como Romeu e Julieta, com todos os seus êxitos foi considerado uma das maiores figuras literárias da língua inglesa.

 Shakespeare iniciou seus estudos em sua cidade natal, porém aos 13 anos a sua família perdeu todo o seu dinheiro o que fez o jovem ter de largar os estudos para começar a trabalhar com o seu pai no comércio. Posteriormente e já com 18 anos, casa-se com Anne Hathaway, que era nove anos mais velha que ele. Cinco meses depois o casal têm a sua primeira filha, e posteriormente dois gémeos

Nessa época, o escritor já escrevia versos e via todas as representações das companhias que chegavam a Stratford.

Em 1586, o jovem escritor acaba por envolveu-se com más companhias sendo obrigado a deixar a família dado a este acontecimento o dramaturgo teve de se refugiar em Londres.

Ao longo do seu refúgio, trabalhou em várias funções, como: guardador de cavalos; na porta do tetro James Burbage, passado um tempo já estava a trabalhar nos bastidores 

Shakespeare  deu início à sua carreira como dramaturgo pois passou a ser o copista oficial da companhia e também representava pequenos papéis. Em 1589 já adaptava peças de autores anônimos e escrevia peças apresentadas no Globe Theatre.



2


Bibliografia 

A vasta carreira de Shakespeare contém 37 peças teatrais, 2 extensos poemas e 154 sonetos, escritos entre 1953 e 1958, além de vários excertos em verso.

Nas suas peças constam 17 comédias, 10 tragédias e 10 dramas que retratavam a sociedade inglesa durante três séculos de evolução.

Os seus dois poemas narrativos são: "Vênus e Adonis", e "Lucrécia", estas são obras renascentistas dedicados ao seu protetor Henry Wriotherly, (conde de Chamberlain).

A arte dramática do poeta foi dividida em três fases que acompanham o amadurecimento do dramaturgo:

A primeira fase (1590-1602)

Na primeira fase, Shakespeare escreveu comédias, peças da história inglesa e tragédias em estilo renascentista.

 Em 1594, já era membro destacado da melhor companhia da época, a Lord Chamberlain, conhecida a partir de 1603, como Companhia Real (grupo de teatro mais importante) São dessa época:

  • Titus Andronicus (1590)
  • Sonho de Uma Noite de Verão (1595)
  • Rei João (1596)
  • Henrique IV (1597)
  • Love's Labour's Lost (1598)
  • Henrique V (1598)
  • Muito Barulho Em Torno de Nada (1598)
  • Júlio César (1600)
  • Hamlet (1601)
  • Noite de Reis (1602)



3


Época Literária

Renascimento:

Shakespeare, foi um escritor que se inseriu no renascimento. O renascimento foi um movimento artístico oriundo da Itália, no inicio do Séc. XV. Este teve como suas principais características o humanismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o antropocentrismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica. Este movimento foi considerado artístico, cientifico e cultural, foi também a transição da Idade Media para a Idade Moderna. Outras áreas abrangidas pelo renascimento foram: a politica, a economia, a cultura, a filosofia, as artes e as ciências. Este ainda hoje é um movimento polémico, pois alguns escritores e estudiosos afirmam que o renascimento causou ruturas no padrão cultural e intelectual da época, por outro lado alguns afirmam que ele apenas permitiu que surgissem novos meios artísticos e filosóficos. Assim como Shakespeare, ouve outros grandes nomes da literatura a fazer parte deste movimento, como: Thomas More, Miguel de Cervantes, Dante Alighieri e Luís Vaz de Camões. 




4


Apreciação crítica do filme 

 Na aula de Clássicos da Literatura foi-nos proposto a visualização do filme "A Tempestade" para uma melhor apreensão da obra. A minha opinião sobre o filme é meio indefinida, porque por uma lado eu adorei o senso de humor que está aqui presente, porém no meu ponto de vista, tudo o que tem haver com cinematografia, foi um erro total, os efeitos especiais são horríveis, e nesses aspeto o filme não alcançou as minhas espectativas. Porém como disse anteriormente eu adorei o senso de humor dos personagens,  tanto do Caliban, como do Trinculo.

 Pelos motivos que citei anteriormente, eu nao consigo dizer se gostei ou não do filme, se adorei porque o humor me prendeu a atenção ou se odiei pelo facto de de me ter cansado devido a todos os efeitos especiais mal conseguidos. 



5


Resumo da obra

 A Tempestade, conta-nos a história de um homem chamado Próspero que foi exilado numa ilha. Nessa ilha vivia apenas o homem que se diz feiticeiro, a sua filha Miranda e um escravo.

 Passados uns anos, um tempestade feita pelo Próspero  leva os seus dois irmão até à ilha, ele elabora a tempestade para poder se vingar dos irmãos que o exilaram.

 Ferdinand, sobrinho de Próspero, perde-se na ilha, mas de imediato, encontra Miranda e Próspero, e logo se apaixona pela prima, sendo tudo isto controlado pelo velho feiticeiro.

 O pai de Miranda, a princípio finge se opor à união dos dois, e enquanto isso, o seu assistente sobrenatural Ariel, começa a lançar feitiços contra o rei e os seus homens para que estes ficassem desorientados.

 Próspero decide então fazer um banquete fantasma para assustar e aprisionar os seus "convidados" , para isso Ariel conta-lhes que eles estão presos naquela ilha para pagarem pelo que fizeram, com este aparecimento repentino do espirito, os homens ficam assustados e Próspero aproveita para os prender.

 Depois de tudo, o feiticeiro, autoriza o casamento de Miranda com Ferdinand.

 Porém no fim, o velho, sente-se mal por ter aprisionado os seus irmãos então pede a Ariel que os leve até ele, para que possa fazer o seu feitiço final, é aqui que ele revela a sua identidade. Alonso (irmão de próspero) fica aliviados por o seu irmão estar vivo, e pede-lhe desculpa, 

 Depois de muito pensar, Próspero propõem que todos voltem para casa para celebrarem o casamento de Miranda e Ferdinand. Assim o barco de Alonso é magicamente composto e Ariel é libertado, e assim acaba "A Tempestade".  

 



6


Livros de Próspero

  • Os livros de Prospero foram realizado por Peter Greenaway, 
  • "Os Livros de Próspero" é uma adaptação de "A Tempestade" de William Shakespeare.

Próspero, outrora Duque de Milão, reina agora numa ilha longínqua, onde vive com a sua única filha Miranda.
Doze anos antes, o irmão de Próspero em conluio com o Rei de Nápoles exilara Próspero e a filha.
Uma noite Próspero imagina-se a criar uma formidável tempestade capaz de trazer à sua ilha os seus inimigos. Decide escrever uma peça sobre a dita tempestade, recitando em voz alta as falas de cada um dos personagens.
É a história do passado de Próspero e da sua vingança?




7


Apreciação do livro

Confesso que quando comecei a dar a obra nao estava nada entusiasmada, pensava que ia ser um livro chato, e que não me ia prender, porém fui completamente surpreendida, eu adorei tudo na obra, desde a escrita até ao enredo.

 Eu tenho uma relação de amor e ódio com Shakespeare, então eu não sabia o que estava à espera, mas como disse eu realmente amei, com esta obra nós ficamos a entender o caracter das personagens.

Por fim queria proferir que um dos motivos de eu ter amado a obra foi o facto das personagens me terem feito ter as sensações diversificadas.



8


Comparação livro/filme



9


Andréa Nunes Marques,nº6, 12º ano, turma E
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora